sexta-feira, 18 de maio de 2018

(In)justificativas e (im)possibilidades do professor de educação física em adotar as lutas como unidade temática

Por Walter Reyes Boehl, Leonardo da Silva Lima, Denise Grosso da Fonseca

O tema lutas em unidades temáticas da educação física escolar não é recorrente nas aulas. Mesmo que documentos pedagógicos norteadores apontem para o seu uso, poucos são os professores que aproveitam. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as dificuldades e impedimentos para empregar as lutas como conteúdo em unidades temáticas de educação física escolar, por docentes sem formação em artes marciais, bem como compreender como os professores percebem as dificuldades para inserir das lutas; demonstrar quais alternativas buscam para superá-las; verificar se essa cultura corporal de movimento vem se apresentando nas aulas. O método adotado foi de caráter qualitativo do tipo descritivo/exploratório, tendo como mecanismos de coleta de informações questionários aplicados a docentes e estagiários, participantes do curso de extensão, sendo que dos 167 cursistas matriculados, 19 participantes concordaram em participar e responderam ao questionário. A análise dos elementos demonstrou que os professores evidenciam insegurança em tratar sobre um assunto o qual não dominam; que procuram diversas opções para suplantar os problemas e também sugerem a necessidade de um maior debate acerca do assunto das lutas no contexto escolar.


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